Bélgica foi o nosso segundo destino nesta aventura, o objetivo seria visitar Bruxelas e Antuérpia - ambas num dia - porém não correu como planeado. Quando fazemos um interrail sabemos que algumas viagens precisam de reserva de lugares, eu e o André fomos um pouco tarde fazer a nossa e perdemos o comboio que queríamos, ficando apenas 20 minutos em Bruxelas -onde trocamos de comboio.
O pouco do que vi em Bruxelas |
Embora tenhamos apanhado um dia chuvoso, Antuérpia não desiludiu e descobri algumas coisas engraçadas sobre a cidade. Deixo agora algumas curiosidades e dicas, espero que gostem:
- A cidade é a segunda maior da Bélgica e está localizada no norte do pais perto da fronteira com a Holanda, por isso a língua mais falada na cidade é o Holandês.
- A origem do nome da cidade é bastante engraçada: conta a lenda que um gigante chamado Druon cobrava passagem a quem quisesse atravessar o rio Escalda - rio que atravessa a cidade - quem se recusasse a pagar o gigante cortava-lhe as mãos e atiravas ao rio.Um dia Silvius Brabo, soldado romano mítico que se tornou o herói da cidade, desafiou o gigante e, assim como ele fazia com as suas vitimas , Brabo cortou-lhe as mãos e atirou-as ao rio. E essa é a origem do nome Hand Werpen (= lançamento de mão em Holandês) que mais tarde passou a Antwerpen (Antuérpia). Podem encontrar a famosa estátua de Brabo em frente à Câmara Municipal da cidade na Grote Markt, a praça mais famosa. Infelizmente aquando a nossa visita o local encontrava-se em obras, porém sei que, por norma, a fachada da câmara Municipal está repleta de bandeiras de vários países.
- Antuérpia é a cidade dos diamantes, desde há vários séculos, e estima-se que, ainda hoje, 84% dos diamantes brutos do mundo passam pela cidade. Perto da paragem de comboio existe a famosa Diamond District, uma rua dedicada apenas a joalheiras, tal não é a importância desta joia na cidade.
- A estação de comboios de Antuérpia já foi considerada a mais bonita do mundo e percebemos o porque, não só pela arquitetura mas também pela dimensão da mesma - acreditem é possível ficarmos perdidos lá dentro! Os comboios podem partir por nada mais nada menos que 3 andares diferentes! Bónus: para quem anda de mala às costas, como nós, por baixo da grande escadaria da estação é possível encontrar cacifos onde podem guardam os vossos pretenses pelo tempo que quiserem.
- O Jardim Zoológico, situado ao lado da estação de comboio, é um dos mais antigos do mundo criado em 1843.
- O porto de Antuérpia é um dos maiores e mais importantes do mundo, sendo o segundo maior da Europa.
- Em frente à Catedral de Nossa Senhora, catedral católica-romana com estilo gótico, encontra-se uma estatua que está a ser tapada pela calçada das ruas. Esta estátua representa "O cão de Flandres" ou Nello & Patrasche - história bastante conhecida no japão - onde vemos uma criança orfã e o seu cão que foram encontrados mortos, congelados do frio da noite, agarrados um ao outro - aqui encontram a história desta estátua e de outras.
- Sendo a Bélgica a capital do chocolate, não deixem de comer alguma "gordice"! Nós optamos por comer uns waffles bem recheados de chocolate. Compramos dentro da estação de comboios, no famoso Chez Albert, não deixem de passar por lá!
- Se quiserem ter uma vista de 360 sobre a cidade, podem subir ao terraço do museu MAS uma vez que é gratuito, com sorte algumas das salas podem estar abertas.
- Por último rede ferroviária da Bélgica é fantástica e a partir de Antuérpia podem chegar a vário locais: Bruxelas está a 50 min de distancia, Ghent a 1h e Bruges a 1h30 min.
- Bônus: em vários cantos dos edifícios da cidade é possível encontrar uma figura de Nossa Senhora a carregar o seu filho. Este facto acabou por se tornar num concurso para quem visita a cidade "The Virgin Mary Statue Challenge" - devemos ter encontrado umas quatro, infelizmente não tenho nenhuma fotografia mas podem encontrar várias no google!
E é isto, espero que tenham gostado e que estejam a gostar de reviver esta semana comigo! E vocês o que acharam?
Sem comentários:
Enviar um comentário