quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Missão País IPS | A Aventura de 2021

 A Missão País é um projeto para universitários católicos que tem como objetivo que estes vivam a fé católica em missão partilhando e dando aos outros mais do que aquilo que esperavam ter. As missões têm a duração de uma semana e ocorrem numa localidade de Portugal fora da cidade da faculdade. Em fevereiro de 2020 e durante uma semana tive a oportunidade de ir "para o terreno" e missionar com idosos, crianças e pessoas com necessidades, podem não acreditar mas eu recebi mais do que dei. Recebi sorrisos e carinho, ri e chorei, cantei e não dormi e tudo valeu a pena! Realizei esta missão através de outra faculdade que não a minha de modo que no fim desta semana tão intensa, e com o incentivo de amigas queridas, decidi trazer a Missão País para a minha faculdade e dar a oportunidade aos meus colegas do IPS viverem como eu vivi esta aventura.

Foram meses de preparação - quase um ano - noites de reuniões, chamadas, emails e de receber muitos nãos. Meses que ficaram marcados por uma pandemia e que muitas vezes nos fizeram temer sobre o que fazer, se desistíamos ou não. Planear uma semana destas não é pera doce, mas agora imaginem ter de alterar os planos de uma semana 3 vezes, sim 3 vezes tivemos de alterar os nossos planos devido à pandemia que nos obrigou a passar de uma semana "no terreno" para uma semana online. A verdade é que uma missão País é constituída por três tipos de missões: a interna, onde se trabalha o espirito de grupo e equipa, a externa, onde estamos lá para os outros e missionamos efetivamente na localidade escolhida, e a pessoal, onde trabalhamos o nosso Eu interior e sentimos as maravilhas que as outras duas missões fazem em nós. De modo que esta semana online ficaria, e ficou, marcada pela missão interna e pessoal sendo a externa um pouco mais discreta.

Só tenho a agradecer todas as noites sem dormir, todas as alegrias e as tristezas. Foi uma semana simplesmente incrível e vocês nem sabem com está o meu coração...todos os chefes e missionários se sentiram abraçados à distância e é um sentimento que não dá para descrever. Todos juntos lutamos contra a tempestade que vai nas nossas cabeças e nas nossas vidas e todos juntos conseguimos ver um pouco de luz no meio de tudo. Juntos choramos, rimos, brincamos e crescemos. Tudo ocorreu melhor do que alguma vez imaginei e ainda bem que não desistimos desta aventura. Tenho tanto para dizer e tão pouco para o descrever só sei que " a medida do amor é amar sem medida", "amar é até doer" e que basta uma mensagem, uma chamada ou uma fotografia para sermos luz no dia de alguém.

Obrigada Chefes por toda a vossa dedicação e por me aturarem. Obrigada missionários por nos terem dado uma oportunidade. Obrigada a todos pelo vosso Sim, sem ele nada disto teria sido o mesmo. Um OBRIGADA não chega e não imaginam o quão feliz me sinto, não só por mim, mas por ver a felicidade na cara dos outros.



Share with the world:

1 comentário:

  1. é tão bom fazer parte disto e ter-te como chefona (a mais linda, obvio!) <3

    ResponderEliminar

 
Designed by Beautifully Chaotic