Descobri estes livros graças ao instagram e a um dos seus milhentos giveaways e rapidamente fiquei interessada em mergulhar neste mundo d´A Seleção, de Kiera Cass. Estes livros retratam uma distopia do que restou dos USA após a terceira e quarta guerra mundial e sendo agora uma monarquia é preciso encontrar a rapariga que irá casar com o atual príncipe de Illéa - o nome do país que é dividido por castas, aonde o número da casta determina a profissão de cada pessoa.
Olhando para a capa do primeiro livro - e restantes - e lendo a sinopse temos a ideia que os livros só vão falar de 35 raparigas que lutam por um rapaz e sonham obter uma coroa, mas é muito mais que isso. Para além do clichê e romance que é esperado, os livros retratam a divisão de classes sociais, ataques contra o governo, inseguranças nos relacionamentos, rivalidade feminina, relação paternal abusiva, as dificuldades que existem em nos adaptarmos a algo, entre outras coisas.
De leitura rápida e leve ficamos a ansiar pelo próximo capítulo e pelo próximo livro, e quando pensamos que já sabemos como vai acabar a história, algo acontece que muda a nossa opinião deixado-nos de queixo caído. Acompanhei a história de América com afinco e emoção e por vezes identifiquei-me com o livro - como acontece sempre que mergulhamos no mundo da leitura.
Preparem-se para rir e chorar, para se apaixonarem por personagens, odiarem outras e se enganarem a seu respeito - como o Snape dos livros do Harry Potter sabem? - , para viver um conto de princesas cheio de vestidos e jóias, mas com humildade e um toque de rebeldia.
P.s. Neste momento a Netflix anda em reuniões mas já é sabido que vai avançar com um filme realizando uma adaptação do livro a A Seleção.
Citações favoritas (das muitas que tenho):
"Preparei-me mentalmente para lidar com tudo o que estava para vir e incentivei-me a ser corajosa. Iria enfrentar o que quer que acontecesse. E quanto a tudo o que deixava para trás, decidi que faria exatamente isso: deixá-lo para trás."
"Até parecia diferente, depois de se ter livrado do fardo dos seus segredos. (...) Mas existe outro tipo de beleza, que surge com a humildade e a honestidade, e era essa beleza que ela irradiava naquele momento..."
"Parte o meu coração. Parte-o mil vezes, se desejares. Ele foi sempre apenas teu para o partires, de qualquer modo."
Sem comentários:
Enviar um comentário