quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Fiat | Obrigada não chega

Em 2017 tive a oportunidade de ser uma das pioneiras de um grupo que surgiu na Diocese de Setúbal, as FIAT Voluntas Tua, mais conhecidas por Fiat. As Fiat são um grupo de discernimento vocacional para raparigas a partir dos 14 anos que, com a ajuda de todas e de alguns orientadores, fazem o seu percurso na vida cristã e aprendem a dizer "Sim!" - uma vocação é mais do que ser freira/padre, é o matrimônio, o ser missionário, leigo...

Muitas raparigas passaram por este grupo. Muitas foram as aprendizagens, as conversas, as brincadeiras, os cozinhados, as viagens e a cima de tudo a amizade que prevaleceu, e prevalece, independentemente das circunstâncias. Ao fim de três anos, chega ao fim a minha caminhada neste grupo, e que caminhada! As Fiat foram para mim uma espécie de mola, que me impulsionou para a vida cristã adulta. Aprendi a questionar, a ouvir e a discutir os mais variados temas. Aprendi que a amizade tudo suporta e que no fundo não estou sozinha nas minhas duvidas, hesitações e preocupações. Este grupo ajudou-me a crescer, não só na fé como pessoal e profissionalmente, com estas raparigas passei as minhas melhores e piores fazes, criei amizades que nunca vou esquecer e senti que tinha um refugio onde podia ser eu própria. 

Sei que foram só três anos, mas pareceu uma vida inteira e não posso deixar de passar esta pequena homenagem ao grupo que tanto me marcou, sem dar um agradecimento pessoal a todas aquelas que fizeram do grupo aquilo que é hoje e a todas que ficaram com um bocadinho do meu coração. (espero não ter esquecido de ninguém, se esqueci venham reclamar sii?)

Ana, a ti minha "bestie" tenho a agradecer por teres entrado nesta aventura comigo e por termos fortalecido ainda mais os nossos laços. A ti agradeço a calma que transmites e espero nunca te roubar ovos - you know what I mean ahahah.

(Maria) Beatriz, a ti que me mostras-te que não sou a unica louca que existe neste mundo, a rapariga com quem senti ligação no 1º dia. A ti agradeço as conversas de revoltada, todos os desabafos e confiança que tiveste para comigo desde o 1ºdia. Ahh e um dia usamos a nossa colher e a faca, don't worry ahahah

Margarida, a ti por me mostrares que consistência é tudo, ao meu braço direito nos últimos tempos, agradeço as divagações sobre cores, nasceres do sol e pensamentos. A ti que alinhas nas minhas loucuras, sugestões e que me mostras-te o poder de estar atenta.

Marta, a ti que com a tua calma e gentileza me ensinas-te a acalmar, a apreciar as coisas boas da vida e a confiar no meu espirito de artista, por mais insignificante que fosse para mim.

Rafaela, por veres em mim uma "queriduxa" e me teres colocado na tua asa. Obrigada pelas conversas sem fim e pelas tentativas de eu cantar melhor, sim disse bem, tentativas aahahah

Raiene, a ti por teres confiado em mim, e em nós, mesmo quando tudo te parecia difícil e por aceitares cada uma de nós como irmã mais velha e confiante.

Tété, ai Tété, nós que fortalecemos a nossa ligação fora do grupo mas que a criamos nele. A ti pelos desabafos e risos, por me ensinares a sorrir perante qualquer situação e não deixar que o passado me defina mas apenas as minhas escolhas.

À Catarina, à Sara, à Carolina, à Madalena, à Rita, e a todas as outras que passaram pelo grupo e se entregaram de alma e coração, obrigada pela coragem e dedicação, pelas aventuras e desafios.

Não posso deixar passar sem agradecer à Cláudia e à Carla, que estiveram lá para nos ajudar a construir o nosso percurso, a ajudar nos debates de ideias e bem...a ser as nossas médicas e enfermeiras pessoais não é verdade? A si Padre Rui, que tantos ensinamentos transmitiu, às piadas, às visitas guiadas, à confiança e à eterna guerra entre os seus diamantes e os pastores, obrigada pela orientação. E a ti Anabela, pela tua dedicação desde o começo do grupo, mesmo quando tudo estava complicado para ti, pela confiança e amizade que dedicas-te a mim e por aquilo que ajudas-te a construir. Agradeço também a Deus, porque sem ele este grupo não existia e não tinha conhecido estas pessoas fantásticas que me ajudaram a ser quem sou.

Não podia deixar passar esta saída em branco - daí esta publicação -, vou sair de coração cheio e realizado, pronta, de braços abertos, para as novas aventuras  que o futuro me reserva. Espero que todas vejam em mim uma fonte de amizade e confiança e que não se esqueçam que estou sempre à distância de um click! O meu coração o grupo já marcou e espero que muitos mais possa marcar.

Obrigada FIAT Voluntas Tua e até já!



Share with the world:

4 comentários:

  1. Tão bonita esta dedicatória <3 és um incrível modelo de vida na fé e é um prazer ter-te comigo e poder acompanhar - ainda que longe - tudo aquilo que viveste. Novos desafios te esperam! <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diria que sou um modelo, vou fazendo o meu percurso. Mas obrigada Leonor! Nós, ainda que longe, temos acompanhado o crescimento uma da outra... e que bonito é <3

      Eliminar
  2. Que bonita esta dedicatória e adorei ler este testumunho de vida adulta cristâ <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

 
Designed by Beautifully Chaotic