quinta-feira, 11 de março de 2021

Livros | Organizar a Estante de Livros

Um dos meus objetivos de vida é ter uma pequena biblioteca em casa e aos poucos vou trabalhando para isso mesmo. É daqueles objetivos feito passo a passo e que será construído ao longo da vida. Tendo isto em mente decidi que estava na hora de perceber quantos livros tenho e de os organizar num excel de modo a ter sempre tudo organizado.

Acredito que a forma como organizei os livros possa não fazer muito sentido para os que leem porém para mim foi a melhor forma. Comecei por criar uma tabela com sete colunas: título, autor, editora, género série e volume (se aplicável), estado (lido ou não lido) e emprestado - onde coloco o nome da pessoa caso tenha emprestado um livro. Após esta tabela geral, criei diferentes páginas para os diferentes géneros literários de modo a ter uma percepção rápida e direta sobre a quantidade de livros de cada um. Em ambas as tabelas e páginas os livros estão organizados alfabeticamente tendo em conta a primeira letra do nome do autor, e não o sobrenome como usual uma vez que me fez mais sentido.

Na prateleira tentei organizar por género literário respeitando a ordem alfabética e jogando com o pequeno espaço que tenho e com o tamanho dos livros. Com isto, percebi que tenho um total de 70 livros, são mais dos que estava à espera e menos dos que almejo um dia alcançar. 

Já fizeram algo do género? Têm dicas? 

Share with the world:

1 comentário:

  1. Achei esta ideia muito fixe para a organização dos livros. Eu estou à espera de uma encomenda de uma estante para os meus livros e acho que esta é uma bela maneira de os organizar, até porque cada vez vou tendo mais livros.
    Beijinhos,
    Six Miles Deep

    ResponderEliminar

 
Designed by Beautifully Chaotic